Imperatriz e Açailândia recebem equipe da Jucema para otimizar sistema Empresa Fácil Imperatriz e Açailândia recebem equipe da Jucema para otimizar sistema Empresa Fácil

10/10/2017
Empresários, contadores e técnicos das prefeituras dos municípios de Imperatriz, Açailândia e cidades da região como São Pedro da Água Branca, Loreto, Carolina e Grajaú estão recebendo ao longo desta semana a equipe da Jucema que operacionaliza a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) no Maranhão. O objetivo é uniformizar os procedimentos do sistema também chamado de Empresa Fácil, levar orientações, tirar dúvidas e estreitar o diálogo com os clientes do registro empresarial.

Coordenada pelo gestor da RedeSim no Maranhão, Ricardo Diniz, a agenda de trabalho envolve treinamento com as equipes técnicas que lidam com a execução do sistema nas prefeituras, instruindo esses órgãos municipais a emitir de Alvarás de Funcionamento, Alvarás Sanitários e Licenças Ambientais por meio do sistema. A pauta das visitas também inclui a realização do seminário Empresa Fácil nos dois municípios.

O acesso aos treinamentos e seminários é gratuito e, na oportunidade, Ricardo Diniz e o assessor técnico de Programação Orçamentária da Junta Comercial do Maranhão (Jucema), Carlos André Pereira, farão abordagens específicas de cada um dos procedimentos permitidos pelo Empresa Fácil. As orientações visam diminuir o número de processos com erros, pendências e, consequentemente, agilizar a tramitação do registro de abertura, alteração e baixa de empresas.

De acordo com o presidente da Jucema, Sérgio Sombra, a iniciativa faz parte do compromisso da gestão atual de tornar o registro mercantil menos burocrático e mais eficiente. “Nosso trabalho precisa desse estreitamento com os clientes. São oportunidades com essa que nos permite compartilhar mudanças, avanços e também identificar as dificuldades que os cidadãos ainda encontram ao buscar nossos serviços. Tenho plena convicção que esse é um dos passos que devemos continuar a seguir para o aprimoramento do órgão”, enfatizou.

Seminários nas Caravanas Empresariais

Além de levar diversos serviços para as edições das Caravanas Empresariais, iniciativa do Governo do Estado que está percorrendo diversos municípios maranhenses para estimular o empreendedorismo, a Jucema também está realizando uma série de edições do seminário Empresa Fácil nas cidades que estão recebendo a Caravana.

Em continuidade a essa programação, o órgão realizará mais duas edições do evento na próxima semana. Dessa vez, Pinheiro (17/10) e Santa Luzia do Paruá (18/10) serão as cidades contempladas com a iniciativa. As inscrições também são online, gratuitas e podem ser feitas no link disponibilizado no site www.jucema.ma.gov.br .

Para o gestor da Redesim esse é um trabalho de extrema importância para alinhar os procedimentos e possibilitar que o sistema alcance todos os resultados esperados. “São nessas reuniões periódicas que ouvimos as dificuldades encontradas pelos clientes, compartilharmos as soluções e contribuímos para que o sistema, de fato, torne o registro empresarial mais simples, rápido e seguro”, reforçou Ricardo Diniz.