19ª Edição da Caravana Empresarial será aberta hoje em Itapecuru Mirim 19ª Edição da Caravana Empresarial será aberta hoje em Itapecuru Mirim

07/11/2017

Itapecuru Mirim é o 19º município maranhense a receber as atividades da Caravana para o Desenvolvimento Empresarial. A iniciativa do Governo do Estado é uma oportunidade para divulgar as ações ao setor, fortalecimento o diálogo com a gestão e estímulo para o empreendedorismo. Na ocasião, são oferecidos diversos serviços, além de capacitação técnica. Coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), o evento está em sua 19ª edição e a meta é visitar um total de 20 cidades do interior do Maranhão.

A caravana tem como público principal empresários de todos os perfis – do micro ao grande – oferecendo informações da área e aproximando mais a classe da gestão, divulgando programas e beneficiando com uma série de ações, pontua o titular da Segov, Antônio Nunes. “Durante o evento, o empresariado pode ter contato mais próximo com o Governo, pois os secretários estarão disponíveis para conversar de maneira direta e transparente, além de tirar as dúvidas sobre as ações da gestão voltadas para eles”, diz.

O presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, reforça o espaço de serviços e oportunidades ao segmento. “É iniciativa de amplo significado para estreitar a relação com a classe empresarial, e uma das importantes funções desse projeto é justamente promover o bom relacionamento e executar ações que contribuam para o crescimento do setor”, destaca.

No conjunto de serviços oferecidos estão palestras sobre empreendedorismo, formalização do Micro Empreendedor Individual (MEI), acesso a documentos e outros; oficinas de capacitação técnica; cadastramento em programas de Governo e no MEI; sobre questões fiscais, tributárias e financeiras; emissão de guias de pagamento, consulta a processos, entre outros; além de serviços itinerantes da Jucema e secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Segurança (SSP) e Indústria e Comércio (Seinc).

As ações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) na caravana têm foco na orientação e apoio ao licenciamento ambiental, explicando os procedimentos para aquisição e acompanhamento da expedição do documento. O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA) vai disponibilizar balcão de atendimento para informar sobre a devida metragem de seus serviços e manutenção dos instrumentos de medição, além da possibilidade de renegociação de multas e dívidas. A Caravana para o Desenvolvimento Empresarial será realizada no auditório da Regional de Saúde, na Avenida Gomes de Sousa, s/nº, Centro, a partir das 9h.

Oportunidades

Os empresários e comerciantes poderão obter mais informações e se inscrever em importantes programas do Governo do Estado. Na lista, o Maranhão Juros Zero, onde a gestão convenia com entidade financeira para conceder crédito de até R$ 20 mil reais sem jutos para o empresariado. O Mais Empresas, que concede redução da carga tributária ao empresário que deseja instalar ou ampliar seu negócio.

Ainda na lista, o Maranhão Mais Produtivo, que oportuniza às micro e pequenas empresas instaladas no Maranhão, facilitando o acesso a novos mercados e o Mais Empregos, onde, a cada novo emprego gerado, o Governo concede crédito de R$ 500 no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.