23/03/2018

As cidades maranhenses de Timon e Caxias receberam nesta quarta (21) e quinta-feira (22) a terceira etapa do treinamento do sistema Empresa Fácil. A iniciativa é da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) em parceria com o Sebrae-MA, com objetivo com objetivo de mobilizar, ao longo de 2018, equipes do órgão aos municípios maranhenses com maior densidade empresarial.

A estratégia faz parte da fase de consolidação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) no Estado. Nesta edição, a cidade de Timon foi reconhecida pela Jucema por aderir às boas práticas de modernização, possibilitando aos cidadãos a praticidade de obter o Alvará de Licenciamento de maneira eletrônica.

O certificado foi entregue pelo coordenador da RedeSim no Maranhão, Ítalo Lima, para o secretário de Governo de Timon, João Batista Pontes, que na ocasião representou o prefeito Luciano Leitoa. “Um dos principais serviços públicos prestados pelas prefeituras é a emissão dos alvarás. O fornecimento rápido e eficiente desse serviço permite a criação de um clima mais favorável para o investimento e o desenvolvimento do setor privado local. Uma das finalidades desses treinamentos é exatamente divulgar que o sistema Empresa Fácil também permite a emissão online do documento”, explicou o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.

No total, mais de 100 participantes das regionais de Caxias e Timon marcaram presenças nos treinamentos e seminários. Contadores, técnicos das prefeituras, empresários e profissionais do registro empresarial tiveram a oportunidade de dirimir dúvidas, apresentar gargalos e trocar experiências com os representantes da Jucema.

As explanações ficaram a cargo do coordenador estadual, Ítalo Lima, e pelo assessor técnico do Empresa Fácil, Carlos André Pereira. “Essa é uma oportunidade não apenas de treinamento, mas de uma rodada de diálogo muito positiva sobre esse processo de modernização que o Empresa Fácil permite. Mas essa modernização vem atrelada às mudanças, como a adoção de novos procedimentos, o uso de novas tecnologias e a redefinição das atribuições das pessoas. O objetivo dos seminários e treinamentos é exatamente abordar essa mudança e auxiliar os técnicos das prefeituras e todos os cidadãos que buscam os serviços de registro empresarial de maneira célere, segura e prática”, pontuou o coordenador Ítalo Lima.

Os interessados podem participar gratuitamente das ações que incluem esclarecimentos sobre licenciamento sanitário e ambiental; abertura, alteração e baixa de empresas por meio do sistema Empresa Fácil. As próximas edições estão agendadas para os municípios Barra do Corda e Presidente Dutra.