Reconhecimento por emissão de alvará eletrônico marca terceira etapa de consolidação do Empresa Fácil no Maranhão Reconhecimento por emissão de alvará eletrônico marca terceira etapa de consolidação do Empresa Fácil no Maranhão

23/03/2018

As cidades maranhenses de Timon e Caxias receberam nesta quarta (21) e quinta-feira (22) a terceira etapa do treinamento do sistema Empresa Fácil. A iniciativa é da Junta Comercial do Maranhão (Jucema) em parceria com o Sebrae-MA, com objetivo com objetivo de mobilizar, ao longo de 2018, equipes do órgão aos municípios maranhenses com maior densidade empresarial.

A estratégia faz parte da fase de consolidação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) no Estado. Nesta edição, a cidade de Timon foi reconhecida pela Jucema por aderir às boas práticas de modernização, possibilitando aos cidadãos a praticidade de obter o Alvará de Licenciamento de maneira eletrônica.

O certificado foi entregue pelo coordenador da RedeSim no Maranhão, Ítalo Lima, para o secretário de Governo de Timon, João Batista Pontes, que na ocasião representou o prefeito Luciano Leitoa. “Um dos principais serviços públicos prestados pelas prefeituras é a emissão dos alvarás. O fornecimento rápido e eficiente desse serviço permite a criação de um clima mais favorável para o investimento e o desenvolvimento do setor privado local. Uma das finalidades desses treinamentos é exatamente divulgar que o sistema Empresa Fácil também permite a emissão online do documento”, explicou o presidente da Jucema, Sérgio Sombra.

No total, mais de 100 participantes das regionais de Caxias e Timon marcaram presenças nos treinamentos e seminários. Contadores, técnicos das prefeituras, empresários e profissionais do registro empresarial tiveram a oportunidade de dirimir dúvidas, apresentar gargalos e trocar experiências com os representantes da Jucema.

As explanações ficaram a cargo do coordenador estadual, Ítalo Lima, e pelo assessor técnico do Empresa Fácil, Carlos André Pereira. “Essa é uma oportunidade não apenas de treinamento, mas de uma rodada de diálogo muito positiva sobre esse processo de modernização que o Empresa Fácil permite. Mas essa modernização vem atrelada às mudanças, como a adoção de novos procedimentos, o uso de novas tecnologias e a redefinição das atribuições das pessoas. O objetivo dos seminários e treinamentos é exatamente abordar essa mudança e auxiliar os técnicos das prefeituras e todos os cidadãos que buscam os serviços de registro empresarial de maneira célere, segura e prática”, pontuou o coordenador Ítalo Lima.

Os interessados podem participar gratuitamente das ações que incluem esclarecimentos sobre licenciamento sanitário e ambiental; abertura, alteração e baixa de empresas por meio do sistema Empresa Fácil. As próximas edições estão agendadas para os municípios Barra do Corda e Presidente Dutra.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.