Seminários de consolidação do Empresa Fácil alcançam 56 municípios e reúnem mais de 600 participantes no Maranhão Seminários de consolidação do Empresa Fácil alcançam 56 municípios e reúnem mais de 600 participantes no Maranhão

07/06/2018

A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) concluiu na última quarta-feira (23) mais uma etapa do processo de consolidação do Empresa Fácil. Os treinamentos e seminários reuniram nos municípios de Imperatriz e Açailândia técnicos das prefeituras, contadores, estudantes e profissionais do registro empresarial para tirar dúvidas, apresentar o passo a passo da utilização do sistema e conhecer as principais dificuldades na operacionalização dos procedimentos online de abertura de empresa.

A agenda de trabalho foi dividida em etapas, e, no primeiro momento, possibilitou aos técnicos das prefeituras das regionais de Imperatriz (Davinópolis, Amarante, Buritirana, Campestre e Senador La Roque) e Açailândia (Itinga do Maranhão e Bom Jesus das Selvas) uma rodada de diálogos com o coordenador da RedeSim no Maranhão, Ítalo Lima, e o assessor técnico, Carlos André Pereira. “É uma iniciativa que estreita a relação da Jucema com os profissionais que fazem o sistema acontecer, e, consequentemente, agiliza a tramitação do registro de abertura, alteração e baixa de empresas”, explicou Ítalo Lima.

Os técnicos das prefeituras compartilharam como tem sido a experiência com o Empresa Fácil, mostraram situações em que necessitam de orientações para diminuir erros e também apresentaram sugestões de melhorias. “São reuniões técnicas que nos permite ter um contato direto com quem utiliza o sistema, bem como de mostrar que é possível a emissão de Alvarás de Funcionamento, Alvarás Sanitários e Inscrição Municipal de maneira eletrônica”, endossou o assessor André Pereira.

Dando prosseguimento ao cronograma das visitas, os representantes da Junta Comercial culminaram as participações do órgão com a realização dos Seminários Empresa Fácil. Com a presença de empresários de vários segmentos, profissionais da contabilidade e estudantes, o evento reuniu mais de 150 pessoas nas duas cidades. “Encontros como esse nos proporcionam conhecer as demandas, reivindicações, ideias e propostas para vencer gargalos e proporcionar um melhor ambiente para quem empreende, gera emprego e renda no nosso estado”, ressaltou o presidente Sérgio Sombra durante a abertura do encontro em Imperatriz.

Já em Açailândia o gestor da Jucema entregou aos representantes da prefeitura o certificado de emissão de Alvará Eletrônico. Durante o encontro com o secretário de Indústria e Comércio, Diretor de Tributos e Secretário de Finanças do município, Sérgio Sombra ressaltou que a cidade é a que possui melhor desempenho na utilização do Empresa Fácil.

Os seminários já percorreram 13 cidades maranhenses com maior densidade empresarial, abrangendo outros 43 municípios ligados às regionais atendidas. Além de Imperatriz e Açailândia, a equipe da Jucema visitou Bacabal, Balsas, Caxias, Codó, Estreito, Grajaú, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Timon. No total, mais de 600 pessoas foram contempladas com as orientações dos seminários e treinamentos nas prefeituras.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.