Sebrae e Jucema firmam parceria para expandir serviços aos micro e pequenos empreendedores Sebrae e Jucema firmam parceria para expandir serviços aos micro e pequenos empreendedores

20/02/2020

O Sebrae Maranhão e a Junta Comercial do Maranhão (Jucema) assinaram um termo especial de parceria nesta terça-feira (18), na sede do Sebrae no Jaracaty, em São Luís. O objetivo da parceria é melhorar o ambiente legal dos negócios dos microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas (MPEs), contribuindo para o fortalecimento e competitividade da economia local. As ações estão previstas para todos os escritórios regionais do Sebrae e unidades descentralizadas da Jucema.

A assinatura do documento foi feita pelo Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Raimundo Coelho, pelos diretores Superintendente, Técnico e de Administração e Finanças da instituição – Albertino Leal, Mauro Borralho e Rachel Jordão, respectivamente – pelo presidente da Jucema, Sérgio Sombra, e pelo vice-presidente do órgão estadual, Ricardo Diniz.

Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae afirmou que a parceria já tem ações definidas. “Na parceria, o Sebrae capacitará os funcionários da Jucema nas temáticas do MEI, ME e EPP, disponibilizará o Sistema de Atendimento Sebrae para consultas e material de folheteria sobre pequenos negócios ao parceiro. Algumas destas ações já estão acontecendo e temos certeza que este esforço trará ganhos para o empresário maranhense, principalmente aquele que está na fase de registro do seu negócio”, disse Leal. 

À Jucema, competirá disponibilizar seus funcionários para realizar atendimentos aos MEIs e micro e pequenos negócios e o sistema de consulta empresarial aos profissionais habilitados pelo Sebrae.

Ao falar sobre a importância da iniciativa para a ampliação e dinamização dos serviços prestados pela Jucema aos cidadãos, o presidente Sérgio Sombra destacou que desde 2015 o órgão tem consolidado estratégias para tornar o registro empresarial cada vez mais acessível aos empreendedores e que o Sebrae tem sido um grande parceiro nessa missão. “Estamos muito felizes em formalizar mais essa parceria com o Sebrae. Agora teremos novos serviços e novas soluções que trarão mais melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores”, reforçou Sérgio Sombra.

Hoje há cerca de 280 mil empresas ativas registradas no estado, sendo que deste total cerca de 88% são de micro e pequenas empresas. Apenas os Sebrae atende cerca de 35 mil empresas por ano, enquanto a Junta Comercial do Maranhão protocolou cerca de 76 mil atendimentos somente em 2019. “Os números mostram que as duas instituições que tem sinergia e podem atuar em conjunto para maximizar o efeito de suas ações. Acreditamos que desta forma poderemos criar um ambiente legal propício para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios e desta forma dar suporte ao crescimento da economia estadual”, comentou Mauro Borralho.   

Também estiveram presentes os gerentes da Unidades do Sebrae de em São Luís, Mauro Formiga, de Gestão de Atendimento, Hildenê Maia, de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, Cristiane Correa, e de Cultura Empreendedora, Raissa Amaral, além do gestor da RedeSim no Maranhão, Ítalo Lima, e de chefe de atendimento ao público da Jucema, Ana Camila Pereira.

Copyrights. © 2016 by Junta Comercial do Estado do Maranhão.